Matemática é uma ciência
fascinante cujo nome se deriva da palavra
grega "matemathike" que significa "ensinamentos". Ela é usada como uma
ferramenta essencial da sociedade moderna, pois desenvolve o raciocínio lógico
que contribui para a formação do futuro cidadão, das relações sociais,
culturais e políticas e também é fundamental em muitas áreas do conhecimento,
tais como engenharia, medicina, física, química, biologia, e ciências sociais.
Com um olhar superficial, podemos dizer que a Matemática surgiu há
muitos e muitos anos da necessidade do homem de controlar quantidades
(Aritmética), depois veio a necessidade de dividir o espaço físico de maneira
justa (Geometria) e, com o desenvolvimento das ideias e a necessidade de
resolver problemas cada vez mais complexos e gerais, surgiu a Álgebra. Com os
símbolos, fórmulas, axiomas, teoremas, é possível contar, medir, calcular,
quantificar, equacionar, resolver problemas, construir estratégias, representar
geometricamente, analisar, comprovar, argumentar logicamente, concluir.
Você consegue imaginar a nossa vida sem os números? Como seria fazer uma
compra no supermercado sem eles? Será que o telefone, celular, computador,
microondas, televisão, máquina de lavar roupas ou qualquer outro equipamento
eletrônico existiriam? Como um
engenheiro construiria uma casa, um prédio, um condomínio, estradas, pontes...
sem as medidas padrão? Como faria um piloto de avião para se localizar e saber
que rumo tomar? Essas são apenas algumas situações em que a necessidade de
aprender e saber usar a Matemática em toda a sua essência é fundamental.
Na escola, aprendemos o básico da Matemática, que dá condições para o
aluno tornar-se um cidadão crítico, influente, ativo na sociedade e um
profissional de qualidade, seja qual for a área escolhida. Para isso, é
necessário que o aluno estude muito, fique atento durante as aulas, faça as
lições de casa (essa é a hora que se conscientiza dos pontos onde tem mais
dificuldade ou facilidade), pesquise...
CURIOSIDADE
SOBRE OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS
Os
símbolos matemáticos que usamos na escola não têm mais de 500 anos, isso mesmo,
são “recentes” do ponto de vista da história da matemática.
·
Em 1489, Johann Widmann, foi o pioneiro em
usar os símbolos + e – “para indicar excesso e deficiência e não com os
significados operacionais de hoje”. Acredita-se que o sinal + seja uma
contração da palavra latina et que
era usada para indicar adição e que – decorra da abreviação m
para menos.
·
O símbolo de igualdade (=) foi usado pela
primeira vez por Robert Recorde, em 1557. Ele justificou a adoção de um par de
segmentos de reta paralelos do símbolo de igualdade alegando que ‘não pode
haver duas coisas mais iguais.’
·
Oughtred (1574-1660) contribuiu com mais de
150 símbolos matemáticos no século XVII, dentre os quais, apenas o de
multiplicação (x), o das proporções (::) e da diferença (–), são ainda usados.
·
Também no século XVII, o símbolo para divisão
( ÷), associado à ideia de razão ou fração,
apareceu pela primeira vez impresso por Johan Heirinch Rahn (1622-1676).
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