domingo, 2 de junho de 2013

Como tudo começou

Matemática é uma ciência fascinante cujo nome se deriva da palavra grega "matemathike" que significa "ensinamentos". Ela é usada como uma ferramenta essencial da sociedade moderna, pois desenvolve o raciocínio lógico que contribui para a formação do futuro cidadão, das relações sociais, culturais e políticas e também é fundamental em muitas áreas do conhecimento, tais como engenharia, medicina, física, química, biologia, e ciências sociais. 
Com um olhar superficial, podemos dizer que a Matemática surgiu há muitos e muitos anos da necessidade do homem de controlar quantidades (Aritmética), depois veio a necessidade de dividir o espaço físico de maneira justa (Geometria) e, com o desenvolvimento das ideias e a necessidade de resolver problemas cada vez mais complexos e gerais, surgiu a Álgebra. Com os símbolos, fórmulas, axiomas, teoremas, é possível contar, medir, calcular, quantificar, equacionar, resolver problemas, construir estratégias, representar geometricamente, analisar, comprovar, argumentar logicamente, concluir.
Você consegue imaginar a nossa vida sem os números? Como seria fazer uma compra no supermercado sem eles? Será que o telefone, celular, computador, microondas, televisão, máquina de lavar roupas ou qualquer outro equipamento eletrônico existiriam?  Como um engenheiro construiria uma casa, um prédio, um condomínio, estradas, pontes... sem as medidas padrão? Como faria um piloto de avião para se localizar e saber que rumo tomar? Essas são apenas algumas situações em que a necessidade de aprender e saber usar a Matemática em toda a sua essência é fundamental.
Na escola, aprendemos o básico da Matemática, que dá condições para o aluno tornar-se um cidadão crítico, influente, ativo na sociedade e um profissional de qualidade, seja qual for a área escolhida. Para isso, é necessário que o aluno estude muito, fique atento durante as aulas, faça as lições de casa (essa é a hora que se conscientiza dos pontos onde tem mais dificuldade ou facilidade), pesquise...



CURIOSIDADE SOBRE OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS

Os símbolos matemáticos que usamos na escola não têm mais de 500 anos, isso mesmo, são “recentes” do ponto de vista da história da matemática.
·         Em 1489, Johann Widmann, foi o pioneiro em usar os símbolos + e – “para indicar excesso e deficiência e não com os significados operacionais de hoje”. Acredita-se que o sinal + seja uma contração da palavra latina et que era usada para indicar adição e que – decorra da abreviação m para menos.
·         O símbolo de igualdade (=) foi usado pela primeira vez por Robert Recorde, em 1557. Ele justificou a adoção de um par de segmentos de reta paralelos do símbolo de igualdade alegando que ‘não pode haver duas coisas mais iguais.’
·         Oughtred (1574-1660) contribuiu com mais de 150 símbolos matemáticos no século XVII, dentre os quais, apenas o de multiplicação (x), o das proporções (::) e da diferença (–), são ainda usados.

·         Também no século XVII, o símbolo para divisão ( ÷), associado à ideia de razão ou fração, apareceu pela primeira vez impresso por Johan Heirinch Rahn (1622-1676).

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